De olho nos rótulos!

       
       Comecei a tentar me alimentar melhor há quase um ano, desde que voltei do intercâmbio. Após esse tempo, uma coisa eu percebi ,muito claramente, a indústria alimentícia quer te enganar com propagandas de alimentos saudáveis, que de naturais ou integrais não têm nada.
        Após aprender a ler os rótulos, mesmo que de uma forma básica, eu pude melhorar muito a minha consciência sobre que tipo de alimento estou consumindo. São regras simples, mas que ajudam muito e hoje eu vou repassar para vocês algumas delas.
        É essencial ler a composição do alimento, pois a ordem indica também a proporção dos ingredientes, sendo o primeiro, o de maior parcela. É possível, também, ler a tabela informação nutricional, lembrando que essa identifica uma porção do alimento e não o conteúdo total, porém é preciso ter uma noção da quantidade diária recomendada para alguns componentes, como o sódio e fibra, para se ter uma ideia mais adequada do que é composto o alimento.

     Como identificar se o alimento é integral :

       É muito comum o produto destacar que o alimento é integral, mas quando se olha o rótulo, percebe-se que não é tão verdade, pois não há uma regra clara no Brasil que defina a porcentagem de ingredientes integrais, dessa forma, só por ter uma pequena porcentagem, as empresas já divulgam o alimentos como integrais que costumam ser mais caros.

Tabela de informação nutricional de um pão integral
       Observa-se na foto anterior, a composição de fibra de 3,2 gramas em 2 fatias, sendo este um bom pão integral, mas não o melhor, pois o ideal é 2g de fibra por fatia.

Composição de um pão integral.
          Para tentar identificar o tipo de alimento consumido, é preciso verificar sua composição, assim, para ser integral, de verdade, o primeiro ingrediente deve ser FARINHA DE TRIGO INTEGRAL. Também são considerados integrais os grão e cereais, como aveia e arroz, que não passam por processo de refinamento e quanto mais esses ingredientes aparecerem, primeiramente, na composição do produto melhor ele é no quesito ser integral.

    Como identificar a quantidade de açúcar:

      A quantidade de açúcar é sempre uma surpresa, pois muitas vezes está escondida no termo Carboidratos. Para melhor identificar, observe na lista de ingredientes a ordem em que eles são apresentados, assim, ao comprar um produto que se diz "FIT" ou saudável busque a menor quantidade de açúcar que você puder encontrar, pois este é um nutriente vazio, que não traz benefícios para sua vida.
     Outra "pegadinha" é o fato de alguns ingredientes serem ou agirem como um açúcar no organismo. Exemplos são: maltodextrina, amido, açúcar invertido, sucralose, sacarose, xarope de milho,xarope de agave, xarope de guaraná,extrato de malte,galactose e muitos outros.

     Como identificar se o produto é o natural ou cheio de conservantes e aditivos:

      Busco sempre consumir alimentos o mais natural possível, assim quanto menos ingredientes diferentes na composição, melhor. A imagem abaixo mostra dois iogurtes naturais, porém possuem a composição bem diferente.

Comparação entre dois iogurtes naturais 
        Os alimentos podem ter corantes e aromatizantes que dão melhor cor e aroma para o alimento, estabilizantes para melhorar a textura do alimento, acidulantes e antioxidantes que conservam os alimentos e muitos outros aditivos (emulsificante, humidificantes, etc), porém estes são todos artificiais e podem fazer mal à saúde.
         Outro dia vi uma frase sobre isso: "Quanto mais tempo vive o seu alimento, menos você vive".

      Sódio e Fibras:

        O recomendado de sódio diário é de 2 a 4g  e de fibras é de no mínimo 25g por dia, por isso é importante verificar a informação nutricional para saber qual a porção em cada alimento.

      Essa são as dicas que aprendi para procurar me alimentar melhor e, principalmente, não ser enganada pelas propagandas. Ainda há muita coisa a se aprender, mas tento seguir os princípios de uma boa alimentação:
  • Não consumir alimentos industrializados
  • Não consumir muito açúcar
  • Não consumir muita gordura, principalmente trans.
  • Consumo de sódio na porção recomendada.
  • Beber muita água.
    
        Essa são só algumas dicas para entender melhor os alimentos, mas lembre-se, para definir uma dieta adequada e balanceada, é sempre importante consultar um nutricionista de confiança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário