S.O.S. Cabelos – Como lavar bem os cabelos?

Ei, jóia?
Hoje vou dar algumas dicas de como cuidar dos cabelos no ato mais básico de todos que é a hora de lavá-los.

    1-  Use xampu e condicionador adequados para seu tipo de cabelo (o arsenal é enorme tanto pra marcas quanto tipos: tem pra fio seco, misto, oleoso, cacheado, normal, liso, quimicamente tratado...)
      2-Troque a marca do produto a cada compra (isso ajuda para que o efeito “esse produto é ótimo” continue, pois os fios se acostumam ao produto). Faça um rodízio entre os que você prefere, eleja umas 3 ou 4 marcas e varie entre elas.
      3-Coloque xampu na palma da Mão. Esfregue uma na outra e só depois leve o produto a cabeça. Isso evita que o produto se concentre muito em uma parte do cabelo e forme resíduos.
      4-Use a ponta dos dedos e não as unhas para limpar o couro cabeludo.
5-     5-Regule a temperatura da água. Ela não pode estar quente demais, pois o calor estimula a produção de oleosidade.
6-      6-Não esfregue o comprimento do cabelo, assim você evita os nós e conseqüentemente a quebra dos fios. A espuma que escorreu da cabeça já e suficiente para limpar as pontas.
7-      7-O condicionador alinha as cutículas dos fios, por isso é indispensável mesmo pra os cabelos oleosos. O produto não deve nunca ser usado na raiz dos cabelos. Quem tem os fios oleosos passe apenas nas pontas, à medida que seu fio for sendo menos oleoso aplique o produto mais pra cima até que chegue à altura das orelhas para os fios muito secos. Quem tem o cabelo curto deve passar o condicionador só das pontas como e fosse uma pomada.
     8-Antes de enxaguar penteie o cabelo. Isso contribui para a hidratação do fio, pois espalha melhor o condicionador sobre ele e ajuda a fechar as escamas.
      8-Seque os fios com uma toalha de forma delicada ate que seja absorvido o excesso de água.

Dicas para comprar xampu:
   ·         O produto para cabelo tingido deve ter o ph baixo, pois este evita deixar as escamas abertas, mantendo assim o brilho e a durabilidade da coloração.
   ·         Os melhores xampus são aqueles mais fluidos e sem cor.
   ·         Dê preferência a xampu sem sal.
   ·         Se seu cabelo for oleoso use xampu antiresíduos (de limpeza profunda) uma vez por semana. Diminua a freqüência conforme a oleosidade do fio (normais a cada 15 dias e secos a cada mês). O nome disso é DETOX, ou seja, desintoxicação capilar.
·         Se você passar o xampu no cabelo e ele ficar completamente duro troque-o.  O produto não deve agredir os fios. Eles podem ficar um pouco ásperos, mas não completamente rígidos (só se for o xampu for antiresídous, ai tudo bem.
·         Tente usar sempre a dupla xampu/condicionador da mesma marca


beijos


Um comentário: